A atual lacuna de respostas sociais para pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade no Concelho de Monção são um atual foco de preocupação. Lidar com esta dificuldade, e sobretudo com a incerteza de garantir que jovens/adultos portadores de algum tipo de deficiência ou incapacidade possam usufruir do apoio necessário e indicado para a criação de um projeto de vida saudável, garantindo uma integração social e profissional efetiva, assim como proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais a um futuro pleno, numa perspetiva biopsicossocial, foram as preocupações que conduziram à idealização deste projeto.
Ao longo dos anos, o número de respostas sociais para pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade, não evoluiu no Concelho.
Segundo o Diagnóstico Social de Monção de 2018, em novembro desse mesmo ano, a lista de espera para admissão de novos utentes era já considerável, apresentando 8 inscrições para Lar Residencial, 2 inscrições para Lar de Apoio e 8 inscrições para Centro de Atividades Ocupacionais. De referir que muitos utentes residentes no Concelho têm que se deslocar para os concelhos limítrofes, nomeadamente Melgaço e Valença, para poderem beneficiar de apoio.
Segundo a Carta Social, no ano de 2020, no Concelho de Monção, verificou-se que no ano letivo de 2017/2018 o total de alunos com necessidades educativas especiais representava 5,5% do total dos alunos. Esses alunos, terão atualmente entre 16 a 24 anos, e vão precisar de apoio social para dar continuidade ao seu processo de aprendizagem, de inclusão social e também profissional.
Visão
Pretendemos concentrar-nos nas pessoas e nas suas biografias individuais, habilidades, competências, interesses e capacidades com o fim de lhes criar um ambiente familiar para se viver, trabalhar e ser, num meio rural, natural e pedagógico. Promover um espaço onde eles possam encontrar o seu rumo, seguir o seu caminho, numa perspetiva biopsicossocial.
O nosso princípio é o da normalização da vida das pessoas com deficiências, projetando todas as fases da sua vida o mais normal possível. Ao fazê-lo, estaremos a acompanhar e apoiar o seu desenvolvimento individual, a melhorar a qualidade de vida bem como os níveis de autoestima.
Ajudar pessoas cujo desenvolvimento esteja prejudicado e, que necessitem de cuidados e apoio especiais, a delinear e alcançar os seus objetivos de vida, potenciando os seus pontos fortes, mas nunca menosprezando as suas fraquezas. Queremos ver o que está por detrás da deficiência superficial, ver a pessoa como um todo e ajudar a potenciar ao máximo as suas capacidades.
ʺ Viver, trabalhar e aprender num meio rural, rodeado de natureza e de oportunidades. “